quarta-feira, 5 de setembro de 2012

As coordenadas geográficas: latitude, longitude e fusos horários

Quando falamos em coordenadas geográficas podemos logo estabelecer que são: LINHAS IMAGINÁRIAS , nas quais passam por toda a Terra em sentido horizontal e vertical  , auxiliando em localizações exatas em qualquer ponto de nosso planeta. É importante lembrar que a distância das coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos. No qual um grau corresponde a 60 minutos, e um minuto corresponde a 60 segundos.


Veja:

Plano Equatorial: É um plano imaginário que divide a Terra em dois polos: NORTE e SUL, de forma igual, mas de uma maneira metafórica, é o mesmo que cortar uma laranja em duas partes iguais com uma faca.





Paralelos: São as linhas imaginárias paralelas ao plano equatorial.

Meridianos: São as linhas imaginárias paralelas ao meridiano de Greenwich que ligam os pólos norte e sul.

Veja a diferença de ambos na imagem abaixo:



Latitude: São as linhas que tracejam a Terra no sentido horizontal, também conhecidas  como paralelas. O círculo máximo da esfera terrestre, na horizontal, é chamado de Equador. O Equador corresponde à latitude 0°, dividindo o planeta em hemisférios Norte e Sul. As latitudes variam de 0 a 90°, tanto ao Norte quanto ao Sul. A latitude, além de servir para localização geográfica, é uma variável importante para estudar os tipos de clima da Terra, pois a incidência de raios solares no planeta é maior nos lugares com latitudes menores, isto é, mais próximas à linha do Equador. (Veja essa representação referente ao clima a baixo)



Longitude: São as coordenadas geográficas que cortam a Terra no sentido vertical, também conhecidas como Meridianos. A distância das longitudes varia de 0° a 180°, nos sentidos Leste e Oeste. Como padronização internacional, adotou-se o Meridiano de Greenwich como ponto de partida, a longitude de 0°. Assim, tal meridiano divide a Terra em Ocidental (a Oeste) e Oriental (a leste). Foi a partir das longitudes que se criaram os fusos horários. Todos os meridianos se encontram e se cruzam nos polos Norte e Sul.




O Meridiano de Greenwich é o que passa sobre a localidade de Greenwich (no Observatório Real, nos arredores de Londres, Reino Unido) e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. Ele atravessa dois continentes e sete países. (na Europa: Reino Unido, França e Espanha; e na África: Argélia, Mali, Burkina Faso e Gana).Sua criação partiu na necessidade de  padronizar as horas em todo o mundo.




OBS: Mas me surgiu um questionamento que talvez tenha pairado sua cabeça também, qual o motivo da Europa está no centro e acima das demais regiões? Já que o mapa é a representação da superfície da Terra, vista teoricamente de “fora”, já que estamos falando e estudando uma esfera! Por que o Meridiano de Greenwich divide esse “meio” partindo da Europa?

Resp: Bem a resposta é bem simples e fácil de não esquecer , assim como a Geografia a cartografia (ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas), foi sistematizada pelos europeus, num período que a Europa era o centro POLITICO E ECONOMICO da civilização ocidental!



Fusos horários: Sabemos que a Terra é esférica, possui 360o, e o movimento de rotação que ela realiza gasta 24 horas para ser realizado! Se dividirmos 360o por 24 horas  obteremos 15o, então, cada 15o, que é a distância entre dois meridianos, corresponde  a 1 hora, isso é denominado fuso horário. E lembre sempre: O ponto Zero é o meridiano de Greenwich ao leste, a cada 15o AUMENTA 1 hora; e a oeste de Greenwich, a cada 15o DIMINUI 1hora.


* Confira nesse link o Relógio Mundial e Mapa dos Fusos Horários Mundiais: http://24timezones.com/hora_certa.php

 


Resumo Geral:
Vimos aqui que as coordenadas geográficas são linhas imaginárias, que auxiliam basicamente na localização com exatidão em nosso planeta, caracterizadas pela Latitude que são linhas horizontais e pela Longitude  que são as linhas verticais. Depois de nosso estudo já sabemos que a Latitude também auxilia no estudo dos tipos de clima da Terra e a Longitude nos fusos horários, que divide nossa esfera que obviamente tem 360º por 24 ( referente a quantidade de horas ) restando 15°( referente a distancia dos meridianos ), e que ao leste, a cada 15o AUMENTA 1 hora; e a oeste de Greenwich, a cada 15o DIMINUI 1hora.





Enfim, foi ótimo estarmos juntos! Apenas estou dividindo com você minha revisão de Geografia, espero contribuições, críticas e participações em nosso blog! Há!! E não esqueça: Crescer é dividir!
 


 

10 comentários: