quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Estrutura Geográfica e Relevo do Brasil



Já que vamos falar de estrutura geográfica, é interessante lembrar que existe 3 tipos dela: Escudos Cristalinos, Bacias Sedimentares e Dobramentos Moderno. E já sabemos que o Brasil está localizado no meio da placa tectônica da America do Sul num é mesmo?! O que nos permite perceber que não existem cadeias montanhosas ou dobramentos modernos, restando apenas as Bacias Sedimentares e os Escudos Cristalinos.


Escudos Cristalinos



Ocupando 36% do território brasileiro como consta na imagem acima, os escudos cristalinos correspondem aos primeiros núcleos de rochas emersas desde o início da formação da crosta, muito desgastados pela erosão, contem altitudes modestas e formas arredondadas, existem diversos tipos de rochas, com destaque para o granito. Em terrenos formados no éon Proterozoico são encontradas rochas metamórficas, onde se formam minerais como ferro e manganês.

Bacias Sedimentares

Obviamente ocupando 64% do território, são partes deprimidas dos Escudos Cristalinos, formadas por rochas sedimentares (Def. constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais e animais. Em regiões onde o terreno se formou na era Paleozóica existem jazidas carboníferas. Em terrenos formados na era Mesozóica existem jazidas petrolíferas. Em áreas da era Cenozóica ocorre um intenso processo de sedimentação que correspondem às planícies. Notamos em algumas delas: carvão – (RJ), petróleo Recôncavo baiano (BA) e (RN).


RELEVO

As formas assumidas pelo terreno após serem moldadas por agentes internos (Ex: cadeias terciárias é resultado da ação dos agentes internos= Orogênese) e externos (chuvas, ventos, rios e gelo) da crosta é o que designamos a palavra relevo. No Brasil, ele é constituído predominantemente por planaltos, planícies e depressões, embora outros conjuntos, como serras, chapadas, tabuleiros e patamares, também possam ser observados. Mas vamos definir apenas os que predominam você ainda lembra?!


Planalto: superfície irregular e altitude superior a 300 metros nele predominam-se processos erosivos em terrenos cristalinos ou sedimentares. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento.

Planície: superfície plana (pouca ou nenhuma variação de altitude) e altitude inferior a 100 metros, predominando acúmulos recentes de sedimentos. Exemplos: Planície Litorânea, Planície Amazônica e Planície do Pantanal.

Depressão: Compartimento de relevo mais plano que o planalto, predominando processos erosivos com suaves inclinações, com altitude entre 100 a 500 metros. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.


Agora uma pergunta!!


 (UNIFENAS) Podemos considerar agentes internos e externos do Globo Terrestre respectivamente:

a) Tectonismo e intemperismo.
b) Vento e vulcanismo.
c) Águas correntes e intemperismo.
d) Vento e águas correntes.
e) N.d.a.

 (Resposta logo abaixo)




É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.







Resp: Letra A
 

Um comentário: